As faturas da sua empresa vão precisar de QRCode. Saiba o que fazer

Está a chegar a hora de atualizar o seu sistema de faturação. A partir do próximo ano as Finanças (AT) vão obrigar a todas as grandes empresas e pequenos negócios a emitir um QRCode em todas as faturas e documentos fiscais entregues ao cliente.

Ou seja, e obrigatório até dezembro atualizar o sistema de faturação que utiliza. Inicialmente convém perceber se a impressora utilizada imprime ou está preparada para imprimir o QRCode e ATCUD.

Se tem dúvidas se este serviço vai funcionar corretamente cumprindo as regras legais contacte-nos através do número 916 029 809 ou então através do email “geral@noguinfor.com“.

O que vai precisar para as novas faturas

Que tipo de documentos precisam do novo QRCode

Faturas com QRCode como fazer

  • Orçamentos
  • Nota de Encomenda
  • Faturas pró-forma
  • Guia de Remessa
  • Guia ou Nota de devolução
  • Fatura-recibo
  • Guia de Transporte
  • Fatura simplificada
  • Nota de Crédito
  • Nota de Débito

Em síntese, todos os documentos fiscais que normalmente imprime para entregar aos seus clientes (no caso de faturas), necessitarão de códigos QRCode.

Para que serve este QRCode

Essencialmente, o governo quer que os clientes comecem a ser os responsáveis das suas faturas. Evitar as típicas questões de “deseja fatura com contribuinte?” e fazer com que o cliente possa scanear o QRCode com o seu smartphone e introduzir de imediato no portal das Finanças.

Além disso, evita também fugas ao fisco por parte das empresas. Ou seja, uma mão lava a outra.

O que é um QRCode (ou código QR)

Documentos com QRCOde

Essencialmente é um “desenho” que identifica algum tipo de link ou transação. Vamos imaginar o QRCode como um código de barras mais capaz.

Os QRCode já não são estranhos no nosso quotidiano, se prestar atenção, são muitas as empresas que utilizam este tipo de QRCode de forma a levar os clientes para determinado espaço na Internet. O mesmo acontece nos nossos cartões de visita. Temos um QRCode dedicado para o site da BEHS Web.

Todos os comerciantes vão ter de atualizar o seu sistema de faturação

O ATCUD, com o formato «ATCUD:CodigodeValidação-NumeroSequencial», deve constar obrigatoriamente em todas as faturas e outros documentos fiscalmente relevantes, emitidos por qualquer dos meios de processamento identificados” no decreto-lei de 15 de fevereiro de 2019, lê-se no diploma publicado.

Os produtores e os utilizadores de programas informáticos de faturação e outros meios eletrónicos de faturação, bem como as tipografias autorizadas, passam a ter de garantir “a perfeita legibilidade do ATCUD, independentemente do suporte em que seja apresentado ao cliente”, segundo a portaria.Quanto à elaboração do código de barras bidimensional (código QR), o diploma define dever obedecer às especificações técnicas definidas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, “a disponibilizar no Portal das Finanças”. (informação de contas poupança)

Quais os próximos passos para que a sua empresa esteja dentro da lei

pagamento faturas QRCode para empresas nas finanças

Do dia 1 a 31 de dezembro

Em síntese, até 31 de Dezembro as empresas devem comunicar à AT as séries de documentos de faturação que vão utilizar em 2021.

Depois disso, a AT envia um código de validação das séries que previamente comunicou. De seguida, deve associar esse código de validação ao seu software de Faturação. A partir daqui fica pronto para emitir as suas faturas segundo as novas normas.

Depois do dia 1 de janeiro 2021

No dia 1 de janeiro todos os documentos da sua empresa deverão constar o QR Code e ATCUD nas faturas e documentos relevantes.

Precisa de ajuda para implementar este sistema na sua empresa?

As mudanças não são sempre simples de aplicar. Principalmente aqueles que se referem às finanças. Neste caso, é uma mudança tecnológica que já vimos a avisar os nossos clientes desde a sua implementação no Diário da República em abril.

Ainda assim, está a tempo de tratar dessas mudanças. Para isso só precisa de nos contactar que ajudaremos da melhor forma possível.

Ainda que este serviço não seja diretamente relacionado com a BEHS Web, são muitos os nossos clientes que tem uma empresa e que todos os dias têm valores a faturar. Assim sendo, é preciso saber se está tudo em ordem.

Em suma, se tem dúvidas se este serviço vai funcionar corretamente cumprindo as regras legais contacte-nos através do número 916 029 809 ou então através do email “geral@noguinfor.com“.