Google vai desindexar páginas de websites que estejam em baixo por vários dias. Ou seja, um tiro no pé para quem se importa com o SEO de um website. Quem o disse foi John Mueller, senior webmaster trends analyst da Google. Esta informação foi referida em mais uma sessão do atendimento da Central da Pesquisa Google no YouTube.
Mau para o SEO: Google vai desindexar websites que estejam em baixo por vários dias
Após questionado por Aakash Singhs sobre como seria possível minimizar o impacto de ter o site do seu cliente em baixo por alguns dias para resolução de problemas.
John Mueller referiu que o ideal seria tentar resolver o problema o mais rapidamente possível num período máximo de um a dois dias. Visto que desse modo após o crawler da Google verificar o site e o mesmo estiver em baixo, mesmo que para manutenção, o mesmo será considerado como não operacional e então a Google irá desindexar as páginas do website.
Declarações de Jhon Meuller publicado no website Search Engine Journal sobre a possibilidade de minimizar o impacto negativo de um website estar em baixo:
“Eu não acho conseguirá fazer isso por enquanto, independentemente de tudo o que você configurar. Para uma interrupção de talvez um dia ou mais, usar um código de resultado 503 é uma ótima maneira de nos dizer que devemos verificar novamente. Mas depois de alguns dias, pensamos que este é um código de resultado permanente e julgamo que as páginas simplesmente desapareceram e vamos retirá-las do índex.”
Continuou dizendo “E quando as páginas voltarem, vamos verificar novamente e tentar indexá-las novamente. Mas é essencialmente durante esse tempo que provavelmente removeremos muitas páginas do site do nosso índex. Há uma boa probabilidade de que ele volte (a indexar) de forma semelhante, mas nem sempre é garantido.”
O que fazer para evitar que os websites estejam em baixo
- Evitar a instalação de software no websites sem conhecer o impacto que o mesmo terá no website.
- Cautela ao efetuar atualizações no website.
- Tentar com que o website esteja constantemente atualizado.
- Atenção ao servidor em que o website está alocado
Posto isto, o melhor será mesmo deixar a manutenção para alguém que lide com este tipo de situações diariamente. Contudo, não é garantido que o website nunca vai estar em baixo. Todavia, mesmo que esteja a capacidade resposta para resolução de problema será mais rápida.
Assim sendo, se pretendes saber mais sobre SEO ou se pretendes efetuar manutenção ao seu website, vamos falar e junta-te a nós a democratizar a internet!